Resumo:
O estudo sobre a Gestão Escolar Democrática, tema pertinente para o atual cenário brasileiro em decorrência das mudanças politicas, sociais, culturais e da legislação, com intuito de proporcionar uma nova realidade no modelo de gestão escolar, com o envolvimento de todos os atores que forma a comunidade escolar, e assim com o objetivo de apresentar instrumentos para o desenvolvimento de uma Gestão Escolar Democrática, entre as quais apresenta três eixos principais: Eixo I - A profissionalização da gestão escolar; O Eixo II - A democratização da escola com a inter-relação social; e por fim o Eixo III - A humanização e a ambiência escolar como cúmplices no processo ensino/aprendizagem. O tema da pesquisa tem a Constituição Cidadão (CF/88), à percussora, para as modificações da legislação, em especial a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 1996), em que destaca a participação da comunidade na gestão escolar. O presente trabalho se constitui em um levantamento conceitual da temática acima descrita, com base no processo de democratização da escola no Brasil, na identificação de instrumentos para a implementação da Gestão Escolar Democrática. O presente estudo considera a gestão democrática como um ponto para mudança da realidade educacional, e consequentemente melhorias na qualidade do ensino/aprendizagem.
Descrição:
SANTOS, E. S. Gestão escolar democrática: instrumento de transformações. 2017. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.