UEPB - Repositório Digital

Análise da contação de história e sua importância no processo ensino aprendizagem na educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Dias, Edna Maria Monteiro
dc.date.accessioned 2019-05-13T18:00:17Z
dc.date.available 2019-05-13T18:00:17Z
dc.date.issued 2017-11-25
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19311
dc.description DIAS, E. M. M. Análise da contação de história e sua importância no processo ensino aprendizagem na educação infantil. 2017. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A contação de histórias é um dos meios mais antigos de interação humana, usada desde os primórdios da humanidade para, por meio da linguagem, transmitir conhecimentos, estimular a imaginação, a fantasia e transmitir valores morais, além de disciplinar e desenvolver o interesse pela leitura. Por meio das histórias orais, adultos e crianças conseguiram conhecer e ainda conseguem conhecer o mundo em que vivem, tomam o gosto pela leitura, pois ficam curiosos em conhecer mais profundamente o que lhe é transmitido e ou adquirir novas informações aos seus conhecimentos. Partindo destas pressuposições, o presente trabalho pretende analisar a opinião das professoras da educação infantil, sobre a importância da contação de história para o desenvolvimento da imaginação das crianças e na formação de novos leitores. Para alcançar este objetivo,foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo, na cidade de Patos – PB com professores da educação infantil, através da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas relativas ao tema. Com a pesquisa procuramos mostrar como o pedagogo pode inserir a narração de histórias na sala de aula, a fim de desenvolver em seus alunos o interesse pela leitura, a apropriação da linguagem formal e a construção de conhecimentos. Os dados levantados mostraram que as professoras percebem a importância da contação de história para as crianças, mas demonstram também que elas gostariam de ser auxiliadas por um profissional da área ou seja, alguém que domine a técnica de contação de história, bem como espaço mais adequado que não fosse somente a sala de aula para trabalhar essa atividade com as crianças, pois só assim desenvolveriam com mais qualidade o trabalho de contação de história e esta ferramenta tão importante para o desenvolvimento cognitivo das crianças alcançaria seu intento de forma mais eficaz. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Mary Delane Gomes de Santana pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Contação de histórias pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Formação de leitor pt_BR
dc.title Análise da contação de história e sua importância no processo ensino aprendizagem na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta