Resumo:
O artigo procura mostrar a importância do lúdico para o processo de desenvolvimento integral da criança dentro da educação infantil, mas precisamente na pré-escola, uma vez que se percebe que a criança por estar na fase de crescimento, agindo, interagindo e transformando o mundo, precise de estímulos para poder realizar esta atividade. Portanto é fundamental que na infância seja lhe dada a oportunidade de brincar, pois é através do lúdico que a criança desenvolve, constrói pensamentos e seu próprio jeito de ver o mundo, aprendendo a interagir com a realidade. Portanto têm-se como objetivo neste trabalho compreender as concepções e os modos de acolhimento do lúdico na educação escolarizada e a sua influência no processo de aprendizagem das crianças.A metodologia utilizada segue uma abordagem quanti-qualitativa por fazer uso de um questionário com perguntas fechadas e abertas aplicados aos professores da pré-escola da cidade de Patos – PB, foi feito uso da pesquisa bibliográfica, descritiva, explicativa e de campo. Conclui-se que o lúdico tem sua função educativa, e que segundo informações apresentadas pelas professoras recebe lugar privilegiado na pré-escola, é perfeitamente compreendido por elas que estão envolvidas em sua maioria no processo, para que as habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas e cognitivas das crianças sejam estimuladas.
Descrição:
LIRA, E. M. D. A importância do lúdico na educação infantil: uma análise na pré-escola. 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.