Resumo:
Este trabalho monográfico tem como tema a ludicidade no contexto escolar e o objetivo central que o norteou foi refletir sobre a importância do lúdico no ciclo de alfabetização, considerando as propostas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC. Para sua realização, exploraram-se as ideias de autores que versam sobre o brincar, como Negrine (2000) e Kishimoto (2003), entre outros. Também foram utilizadas as práticas pedagógicas disponibilizadas nos cadernos de formação para os encontros do PNAIC (BRASIL, 2014a, 2014b, 2014c). Foi organizado como um estudo de caso descritivo, no qual foram coletados dados por meio de estudos bibliográficos, observação, entrevista com professoras e projeto de intervenção didática em uma escola pública da cidade de Mãe D’Água-PB. Pode-se verificar que o lúdico é indispensável para a aprendizagem e para a alfabetização e que a escola investigada tem buscado explorar ludicidade em seus projetos didáticos, bem como a turma do primeiro ano tem um trabalho pautado na atividade lúdica, inclusive tendo como base as propostas do PNAIC.
Descrição:
CAMBOIM, J. S. Ludicidade, ciclo de alfabetização e PNAIC: um Estudo de Caso. 2015. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.