Resumo:
Nos dias atuais a escola vem enfrentando grandes desafios que dizem respeito a como lidar com os alunos do século XXI. A sexualidade é um aspecto importante da formação do ser humano e como a escola de hoje se propõe a desenvolver os educandos em sua integralidade. Partindo deste pressuposto, este trabalho monográfico tem como tema: Orientação Sexual Emancipatória: algumas reflexões numa proposta de discussão dessa temática de forma a proporcionar discussões sobre a prática pedagógica das escolas acerca desse tema. Esse tema surgiu da necessidade de reflexão da realidade de sala de aula e da perspectiva de ressignificação das práticas escolares sobre o trabalho de orientação sexual empreendido pelos docentes. O objetivo geral desse estudo é refletir sobre a Orientação Sexual na escola sob a perspectiva emancipatória. como objetivos específicos foram selecionados os seguintes: Identificar como os teóricos tratam a questão da Orientação Sexual na escola; Compreender o papel da escola na promoção de uma Orientação Sexual emancipatória e identificar algumas condições necessárias a Orientação Sexual na escola. Através desse estudo foi possível perceber a problemática que envolve a Orientação Sexual na escola e as dificuldade que a cercam, que vão desde o despreparo dos professores, a falta de material didático, resistência da família e da sociedade que mantem uma visão equivocada no que diz respeito a esse tema.
Descrição:
OLIVEIRA, J. T. M. Orientação Sexual Emancipatória: algumas reflexões. 2015. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.