UEPB - Repositório Digital

Ludicidade: jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil: espaço para a imaginação, a interação e a criatividade

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Maria Adevaneide da
dc.date.accessioned 2019-05-13T18:32:58Z
dc.date.available 2019-05-13T18:32:58Z
dc.date.issued 2017-11-25
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19329
dc.description COSTA, M. A. Ludicidade: jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil: espaço para a imaginação, a interação e a criatividade. 2017. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Neste artigo são abordados aspectos teóricos que norteiam o trabalho escolar com jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil, buscando priorizar a ludicidade nas atividades e dar espaço para a imaginação, interação e criatividade no desenvolvimento da aprendizagem. Desde os primeiros anos de vida, somos instigados e apresentados a jogos e brincadeiras, sendo estimulados assim a interagir com o mundo ao nosso redor. Por sua vez, essas ações em sala de aula, são instrumentos eficazes,se usados de forma responsável e ativa pelos profissionais da educação infantil, proporcionando um aprendizado de conceitos e regras para um convívio social harmonioso. Ao finalizar este trabalho, pelo sucesso das atividades realizadas, comprova-se a viabilidade do uso de jogos e brincadeiras em sala de aula, além de sua importância como subsídio fundamental na proposta metodológica do Ensino Infantil. Destaca-se também que essa prática deveria ser mais frequentemente utilizada de forma lúdica, como ferramenta pedagógica. É ainda necessário afirmar que jogos e brincadeiras tem ganhado força entre os educadores e pesquisadores nesses últimos anos pela sua aceitação e utilização como uma estratégia no processo de ensinar e aprender, por considerarem em sua maioria ser esta, uma forma de trabalho pedagógico que estimula o raciocínio e a vivência de conteúdos, além de sua relação com situações do cotidiano. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Kilmara Rodrigues dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Jogo educativo pt_BR
dc.subject Brincadeira educativa pt_BR
dc.title Ludicidade: jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil: espaço para a imaginação, a interação e a criatividade pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta