Resumo:
O cenário escolar nos dias atuais apresenta inúmeros desafios para a concretização da tarefa educativa, dentre eles podemos enfatizar a questão de que as escolas e creches nem sempre com as condições físicas e pedagógicas necessárias para efetivar uma aprendizagem lúdica na Educação Infantil, tendo em vista que o brincar é fundamental para o desenvolvimento cognitivo da criança. Considerando esta problemática, norteou o presente estudo o seguinte questionamento: qual a importância do lúdico na Educação Infantil? E ainda, quais as principais orientações legais sobre o lúdico na Educação Infantil? Que tipo de atividades lúdicas devem ser trabalhadas na Educação Infantil? Desse modo, objetivou-se de forma geral analisar a importância do lúdico na educação infantil. De modo específico, tornou-se necessário investigar as orientações teóricas sobre o lúdico na Educação Infantil e caracterizar como atividades lúdicas foram trabalhadas no Estágio Supervisionado e na prática pedagógica escolar da licencianda. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa preocupado em compreender aspectos relacionados ao lúdico na Educação Infantil em uma orientação teórica e em sua manifestação prática nos Estágios. Em linhas gerais, constatou-se que por meio da ludicidade que as crianças aprendem a socializar, trabalhar em grupo e desenvolver suas habilidades na Educação Infantil.
Descrição:
SOUZA, M. L. G. C. O lúdico na educação infantil. 2014. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.