Resumo:
Este trabalho monográfico diz respeito à importância da Literatura Infantil para o desenvolvimento da aprendizagem e da interação da criança. Esse estudo tem como objetivo geral discutir a contribuição da literatura infantil para a formação de leitores, como intencionalidades específicas: identificar como a literatura infantil surgiu e compreender a importância de Monteiro Lobato para a concretização de uma literatura infantil no Brasil. Trata-se de um estudo bibliográfico de natureza qualitativa. As ideias de autores como Gregorin Filho (2009), Peres, Marinheiro e Moura (2012), Luiz (2005) e Coelho (2000) fundamentaram o trabalho. Em linhas gerais, pode-se dizer que nem sempre existiu literatura infantil. No Brasil, os livros para crianças também eram adaptados de publicações para adultos e influenciados pela cultura europeia. A linguagem era distante da usada pelas crianças e os cenários das histórias também eram bem diferentes do que as crianças brasileiras eram acostumadas a ver. A literatura infantil é fundamental para a formação do leitor e é fundamental que o professor demonstre ser também um leitor e realize a leitura de forma dinâmica, motivadora, demonstrando emoção nas falas, fazendo silêncios, passando suspense, surpresa, medo e alegria pelos gestos ou tom de voz.
Descrição:
HERCULANO, M. S. F. A Literatura Infantil na formação de leitores. 2015. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.