Resumo:
Este trabalho tem como objetivo abordar o papel do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, bem como, a sua relação com as outras áreas do conhecimento através da pesquisa bibliográfica. As teorias sobre o jogo, o brinquedo e a brincadeira são estudadas para a compreensão do processo de construção do conhecimento pela criança na faixa etária de 0 a 10 anos de idade e estuda a atuação de espaços lúdicos para o desenvolvimento integral do educando. Intenta compreender princípios teórico metodológico relacionados ao jogo, ao brinquedo e ao brincar, oportunizando atividades lúdicas como recursos pedagógicos nas instituições de Educação Infantil e series iniciais do Ensino Fundamental. Estabelece relações entre as teorias pedagógicas e as concepções sobre o jogo, reconhecendo a necessidade de uma futura atuação profissional baseada no lúdico. Também descreve situações praticas de jogos e brincadeiras relacionadas a cultura brasileira.
Descrição:
DANTAS, M. G. S. Jogos e brinquedos na infância. 2014. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.