Resumo:
O presente estudo intitulado A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM Este estudo apresenta como objetivo geral analisar a importância da literatura infantil no processo de aprendizagem dos alunos. E como objetivos específicos a pesquisar na literatura acadêmica vigente o surgimento da literatura infantil; Identificar conceitos e estratégias de trabalho com a literatura infantil; compreender a literatura infantil como ferramenta para desenvolver o gosto pela leitura. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica de acordo com a classificação de Gil (2009). Como procedimentos metodológicos referentes a pesquisa bibliográfica apresentamos: escolha e seleção do tema; elaboração do plano de trabalho; localização das obras de referência da temática em estudo; análise e interpretação crítica do material coletado e redação ou elaboração da monografia. Como principais referências teóricas apresentamos: Cademartori (1987); Cunha (2003); kleiman (2004); Lajolo e Zilbermam (1988); machado (2001) entre outros. A leitura sendo um processo que se inicia muito cedo em casa, desde que a criança tenha contato com livros e materiais impressos e seja estimulada, terá melhores condições para um bom desenvolvimento, além de ter oportunidade de ampliar a atenção, memoria, concentração, aumento do vocabulário entre outras habilidades.
Descrição:
AZEVEDO, N. L. S. A importância da literatura infantil no processo de aprendizagem. 2014. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.