UEPB - Repositório Digital

Ferramentas metodológicas como correntes de aprendizagem: uma história em quadrinhos à luz da história da Física

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cavalcante, Aline Soares
dc.date.accessioned 2019-05-14T11:26:39Z
dc.date.available 2019-05-14T11:26:39Z
dc.date.issued 2018-12-08
dc.identifier.other 21. ed. CDD 530.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19394
dc.description CAVALCANTE, A. S. Ferramentas metodológicas como correntes de aprendizagem: uma história em quadrinhos à luz da história da Física. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Diante dos desafios encontrados no processo de ensino e aprendizagem de Física, faz-se necessário o uso de alternativas metodológicas, afim de que aprendizagens sejam geradas e estes desafios amenizados. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo investigar as ferramentas metodológicas, História da Física e Histórias em Quadrinhos, e suas contribuições para o aprendizado de Física. A partir de uma investigação caracterizada como qualitativa na modalidade pesquisa-ação, foram aplicadas duas aulas com os alunos de uma sala de 3º ano do Ensino Médio de uma escola localizada na cidade de Santa Teresinha, Paraíba. As aulas trabalhavam o mesmo tema (corrente elétrica): primeira aula, o tema foi exposto através de uma aula expositiva e dialogada; a segunda aula, o tema foi explorado com o uso das ferramenta metodológica da História em Quadrinhos “Amie e a Guerra das Correntes”. Além das intervenções realizadas foram aplicadas no final de cada encontro dois questionários. O questionário aplicado, a priori, buscava investigar a rotina das aulas de Física, como também a relação dos alunos com a disciplina e suas concepções acerca da aula ministrada, inicialmente; o segundo questionário, aplicado, a posteriori, depois do trabalho com a História em Quadrinhos, intencionou investigar as opiniões dos alunos acerca das ferramentas metodológicas utilizadas no desenvolvimento da investigação (História em Quadrinhos e História da Física). O estudo buscou respaldo teórico a partir de autores como Oliveira (2005), Martins (2006), Sousa (2013) Cavalcante, Santos e Meira (2017), Nascimento (2010) dentre outros. Portanto, apesar das conclusões serem apenas acerca de uma pequena investigação, evidencia-se que as ferramentas metodológicas, História da Física e Histórias em Quadrinhos, proporcionam um melhor aprendizado dos conceitos da disciplina, além de despertarem outros fatores como motivação e uma boa percepção dos alunos pelas estratégias utilizadas, uma vez que foi possível perceber mudanças de comportamentos no ato de aprender. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Julio Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História da Física pt_BR
dc.subject Histórias em quadrinhos pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.title Ferramentas metodológicas como correntes de aprendizagem: uma história em quadrinhos à luz da história da Física pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta