dc.description.abstract |
Ensinar e aprender Física são dois atos fundamentais e indissociáveis para que os alunos consigam efetivamente se apropriar dos conceitos de Física, uma vez que aprendê-la por diferentes meios depende de estratégias nas quais professores e alunos podem ser sujeitos ativos. Sendo assim, esse trabalho monográfico, tem por objetivo investigar as concepções que os alunos dos 2° ano do Ensino Médio apresentam sobre a primeira lei da termodinâmica e como o uso de jogos didáticos e experimentos contribuem para o aprendizado desse conceito. A pesquisa se caracteriza como qualitativa com elementos de pesquisa-ação, realizada com 95 alunos do 2° ano do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de São Bento, Paraíba. A mesma foi perpassada por três momento distintos, a saber: aplicação de um questionário, a priori, para analisar as principais dificuldades dos alunos na disciplina de Física e os conhecimentos prévios destes acerca da primeira lei da termodinâmica; depois, elaboradas e aplicadas duas aulas diferenciadas utilizando um jogo lúdico e um experimento, abordando o conteúdo termodinâmico; por fim, aplicação de um questionário, a posteriori, que intencionou descobrir os benefícios das ferramentas utilizadas durante a pesquisa. O estudo buscou respaldo teórico a partir de autores como Oliveira Filho (2014), Mackedan (2010), Pereira (2010), Freitas e Halmenschlager (2014) dentre outros, além das recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Física (PCN). Deste modo, evidencia-se que atualização do jogo e do experimentos gerou aprendizado significativo e novos olhares sobre a concepção de aprender e ensinar Física no ensino médio também que os sujeitos da pesquisa aprovaram o jogo e o experimento, pois, demonstraram ter compreendido conceitos importantes da Física, além de terem sido sujeitos ativos no processo. |
pt_BR |