UEPB - Repositório Digital

A ocorrência do ensino de Física nos anos finais do ensino fundamental e as competências necessárias para ensinar e aprender

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Fernandes, Diego Cássio Garcia
dc.date.accessioned 2019-05-16T11:56:58Z
dc.date.available 2019-05-16T11:56:58Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19400
dc.description FERNANDES, D. C. G. A ocorrência do ensino de Física nos anos finais do ensino fundamental e as competências necessárias para ensinar e aprender. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Considerando algumas experiências que tratam do ensino de Física nas escolas, é possível tratar especialmente no que se refere aos anos finais do Ensino Fundamental, que predomina uma metodologia de ensino puramente teórico que deixa a desejar a busca por uma prática de metodologias ativas mais diretamente ligadas aos conteúdos abordados e trabalhados em sala de aula. Essa prática pode vir a ser um facilitador para a aprendizagem. Apesar de o Ensino de Ciências (citado como um todo), e o Ensino de Física (citado como uma parte), terem ganhado gradativamente espaço no currículo escolar, ainda é notória a ausência de uma preparação significativa que conduza os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental para o Ensino Médio. Assim o objetivo desta pesquisa, é investigar como se apresenta o Ensino de Ciências para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e qual a parcela de participação da Física nesta etapa, e ainda, perante o olhar do professor, como está o processo de recepção por parte dos professores das competências para ensinar e aprender exigidas pela BNCC. Inicialmente se fundamentou este estudo com pesquisas de cunho Bibliográfico, que, por conseguinte, ganhou um caráter, no qual se obteve resultados quali-quantitativos. Para se chegar as conclusões, foram investigados através de questionário, uma amostra de vinte e dois (22) professores da área de Ciências Naturais, que atuam em cinco cidades diferentes que responderam sobre o processo didático e a forma metodológica como atuam em sala de aula, especialmente, no que se refere a ocorrência da Física inserida no Ensino de Ciências desde os anos inicias até os anos finais da Educação Básica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Kilmara Rodrigues dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Processo Didático pt_BR
dc.title A ocorrência do ensino de Física nos anos finais do ensino fundamental e as competências necessárias para ensinar e aprender pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta