Resumo:
O ensino de física no Brasil, apesar da existência de diversas metodologias ativas,
continua sendo perpetuado de maneira quase estática. O mundo em seu contexto
atual exige muito mais dos alunos do que apenas uma visão unidimensional dos
assuntos. Tornou-se fundamental a existência da contextualização dos assuntos com
a realidade de cada aluno, acompanhando não só a evolução das gerações, mas
também a evolução das provas e exames avaliativos dos tempos atuais. Dessa forma,
é importante considerar o questionamento de como a contextualização do ensino de
física influencia no desempenho dos alunos de ensino médio na prova do ENEM, que
é, atualmente, o principal método de entrada no ensino superior. Essa pesquisa foi
realizada através de uma Revisão Integrativa da Literatura. Após as buscas das
publicações nas bases de dados e a sua posterior leitura, foram inclusos 28 artigos,
que foram sistematizados e categorizados em diversos pontos. Os maiores resultados
quantitativos encontrados nas categorias foram: quanto ao ano de publicação, os
anos de 2014 e 2018; com relação ao número de autores, as publicações com 2
autores; e com relação a revista de publicação, observou-se a Revista Brasileira de
Ensino de Física. Diante dos resultados obtidos, foi observado que a contextualização
ainda não está tão presente no ensino de física do Brasil. Além disso, foi encontrado
que, quando ocorre a contextualização de maneira correta, o desempenho dos alunos
foi mais expressivo. Não só as aulas de física estão descontextualizadas, mas as
provas em si do ENEM acabam não tendo uma contextualização tão evidente quanto
se divulga. Porém, também é dito nas questões contextualizadas do ENEM, o nível de
acertos entre estudantes de classe alta e baixa são muito próximos, ao contrário das
questões totalmente sem esse contexto. Assim, é importante que haja a
contextualização, tanto das aulas quanto das provas, para que seja diminuída a
desigualdade dos resultados dos exames.
Descrição:
FREITAS, A. T. F. Ensino de física e o Exame Nacional do Ensino Médio: uma revisão bibliográfica. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.