dc.description.abstract |
A ciência geográfica mantem uma ligação com a Literatura desde o início do século
XX e seu uso como objeto de pesquisa teve grandes mudanças até hoje: desde
referência documental com romances realistas, denúncia social para os críticos ou
até enquanto produto da afeição do escritor com lugar, para os humanistas
(VILANOVA NETA, 2005; MORAES, 2012). O presente trabalho baseia-se no
pensamento proposto por Marc Brosseau (2007) que prediz o diálogo entre dois
sujeitos – A Geografia e a Literatura – que não precisam ser objetivos, porém
constroem conhecimentos paralelos. Dentre os diversos gêneros literários existentes,
a distopia tem atraído forte atenção devido ao seu conteúdo crítico e político
refletidos sobre a ficção através de um destino pessimista (FERNANDEZ, 2013;
NEUMANN et. al. 2013; RODRIGUES, 2015). A Trilogia distópica Jogos Vorazes, da
autora americana Suzanne Collins (2010, 2011), é atualmente a maior referência
deste gênero. A narrativa exibe a percepção de Katniss Everdeen sobre eventos
marcantes de sua vida, como as condições de miséria do seu povo do Distrito 12, as
suas participações nos Jogos Vorazes e o conflito entre Distritos (pobres, porém
produtores) e a Capital (poderosa, mas totalmente dependente deles). Estes são
exemplos dos frutos de um governo totalitário em seu país, Panem. Devido ao foco
no âmbito político e socioeconômico descritos, o conceito de território tornou-se o
mais apropriado para relacionar com os relatos. Entendemos o território como
existência abstrata e expressão física das relações assimétricas de poder como
organizador no espaço (CASTRO, 2005; SOUZA, 2008). Além deste, múltiplos
conceitos foram analisados, como identidade (TUAN, 2012; HAESBAERT, 2013),
poder (CASTRO, 2005; FOUCAULT, 2009; ALVES, 2013), violência (ARENDT, 2016)
e totalitarismo (ARENDT, 1989; SILVA, 2017). O trabalho foi desenvolvido por
pesquisa totalmente bibliográfica, com a finalidade de analisar a trilogia Jogos
Vorazes a partir de uma visão geográfica sobre as imagens espaciais que são
construídas pela leitura dos livros, atrelando ao conceito geográfico de Território. |
pt_BR |