Resumo:
O presente artigo analisa a percepção dos alunos do Ensino Fundamental II acerca da temática ambiental. O interesse está focado em entender como o ensino de ciências realizado na cidade de Araruna (PB) tem abordado a temática ambiental. Para isso, discutiram-se o contexto de nascimento da Educação Ambiental e suas duas principais vertentes: a conservadora e a crítica. Além de autores da Educação Ambiental, trabalhou-se com uma visão interdisciplinar oferecida por autores da Ecologia Política. A pesquisa empírica apresentada neste trabalho foi realizada em quatro turmas do 9º (nono) ano de duas escolas públicas do ensino fundamental II, situadas no município de Araruna (PB), contabilizando 80 estudantes. Foi utilizado um procedimento metodológico desenvolvido especificamente para esta pesquisa com a utilização de imagens. Ao todo foram utilizadas 10 imagens, que apresentadas individualmente aos alunos eram identificadas como relacionadas ou não com a temática ambiental. Os resultados demonstram que a Educação Ambiental realizada em Araruna é conservadora, dando ênfase aos aspectos naturais da crise ambiental, a exemplo de desmatamento e biodiversidade, silenciando as questões sociais como desigualdade de acesso a moradia e a alimentação.
Descrição:
SOUSA, Ana Marcia dos Santos. A imagem da crise: a percepção sobre a temática ambiental dos alunos do ensino fundamental na cidade de Araruna – PB. 2015. 37p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciência da Natureza)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2015.