Resumo:
O presente trabalho se configura como um estudo de análise de tendências e teve por objetivo analisar a produção acadêmica voltada para o ensino de Ciências/Biologia, que tem como tema de pesquisa a biodiversidade, a partir dos descritores do Centro de Documentação em Ensino de Ciências (CEDOC). Para cumprir com tal objetivo foram selecionados 16 artigos científicos sobre a biodiversidade no Ensino de Ciências/Biologia. A análise é desenvolvida com base no conjunto de descritores de análise propostos pelo CEDOC – Autor e Orientador, Grau Acadêmico, Instituição e Unidade Acadêmica, Ano de Defesa, Nível Escolar, Área do Conteúdo e Foco Temático - sendo que para a presente pesquisa alguns destes descritores precisaram ser adaptados para atender os objetivos propostos. Os resultados são apresentados de modo a explicitar dados sobre o panorama geral da pesquisa sobre biodiversidade no Ensino de Ciências/Biologia. Assim constatou-se que a pesquisa sobre biodiversidade no ensino de Ciências/Biologia apresenta características específicas, como o vínculo muito forte com a grande área Ciências Biológicas, apesar deste conceito apresentar significados que vão além dos científicos, e também características que a aproxima da pesquisa em ensino de Ciências, como o seu comportamento irregular ao longo do tempo. De modo geral, se faz necessárias mais iniciativas de pesquisas que tratem do conceito de biodiversidade, vista a importância deste conceito para o ensino de Ciências/Biologia.
Descrição:
MARQUES, Rozimere Pereira. A pesquisa sobre biodiversidade no ensino de ciências (biologia): caminhos e tendências a partir dos descritores do centro de documentação em ensino de ciências – CEDOC. . 2015. 83p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciência da Natureza)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2015.