Resumo:
A leitura e escrita são algumas das aprendizagens mais importantes para o indivíduo, pois permitem que o mesmo tenha acesso a diversos outros saberes. Em contrapartida, há diversas dificuldades que impossibilitam que esse processo ocorra normalmente, a exemplo da dislexia, distúrbio de aprendizagem específico na área da leitura, escrita, soletração e decodificação de sinais. O distúrbio torna-se evidente nos primeiros anos da vida escolar do aluno, por essa razão, há necessidade de pais atentos e professores preparados para detectar as principais características. Com base nisso, este trabalho objetivou explorar, por meio de questionário e entrevista, a concepção de pais e professores referente à dislexia. Participaram neste estudo 10 pais e 20 professores, ambos das escolas municipais das cidades paraibanas Cacimba de Dentro e Tacima. O questionário aplicado apresentou questões sobre à definição para a dislexia, bem como suas causas, características e formação do professor. A entrevista e o questionário foram aplicados de forma individual nas respectivas escolas. As respostas foram avaliadas de modo qualitativo e quantitativo, por meio de análises e exposição de gráficos e tabelas para a compreensão dos dados. Os resultados obtidos chamaram atenção para a desinformação de pais e falta de capacitação para professores, fatores esses que resultaram em concepções deformadas acerca da dislexia.
Descrição:
FREITAS, Fabiana Martins De. Dislexia: concepção de pais e professores do ensino fundamental das cidades de cacimba de dentro e Tacima – PB. . 2015. 69p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciência da Natureza)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2015.