UEPB - Repositório Digital

A participação dos alunos como um fator relevante para a Aprendizagem nas aulas de ciências naturais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Henrique, Martileide Da Costa
dc.date.accessioned 2019-05-28T18:28:40Z
dc.date.available 2019-05-28T18:28:40Z
dc.date.issued 2015-12-09
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19486
dc.description HENRIQUE, Martileide Da Costa. A participação dos alunos como um fator relevante para a aprendizagem nas aulas de ciências naturais. 2015. 69p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciência da Natureza)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2015. pt_BR
dc.description.abstract No presente estudo buscamos investigar a importância da participação dos educandos no processo de ensino e aprendizagem. É uma pesquisa de caráter qualitativo, cuja metodologia aplicada foi uma pesquisa-ação, realizada, simultaneamente, ao estágio docente do Curso de Ciências da Natureza, que ocorreu na Escola de Ensino Fundamental João Alves Torres, Araruna – PB. As aulas tiveram início no dia 14-04-2014, e prolongaram-se até o dia 19-05- 2014, totalizando 15 aulas e uma carga horária de 11 horas e 25 minutos. As técnicas para a produção dos dados constituíram-se de uma observação participante, cujos instrumentos de registro foram um diário de campo e uma câmera filmadora, além de uma entrevista semiestruturada feita com 30% da turma (10 alunos). Para analisar os dados utilizamos à estatística simples e a análise de conteúdo. Ao longo da pesquisa pudemos perceber uma mudança progressiva no comportamento dos educandos que participavam das aulas de Ciências Naturais. Obtivemos dados significativos que corroboram para afirmarmos que a participação dos educandos, pode sim, ser um dos fatores que influenciam a aprendizagem. Ademais, 70% dos educandos preferem educadores democráticos, que interagem com eles e que promovem aulas mais dialógicas ampliando a possibilidade de construção coletiva do conhecimento. Por fim, concluímos, a partir das análises, que a participação dos educandos nas aulas é um dos fatores que corroboram para melhorar a aprendizagem e construir uma atmosfera mais democrática na sala de aula. pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Participação pt_BR
dc.subject Diálogo pt_BR
dc.title A participação dos alunos como um fator relevante para a Aprendizagem nas aulas de ciências naturais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta