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No presente estudo buscamos investigar a importância da participação dos educandos no
processo de ensino e aprendizagem. É uma pesquisa de caráter qualitativo, cuja metodologia
aplicada foi uma pesquisa-ação, realizada, simultaneamente, ao estágio docente do Curso de
Ciências da Natureza, que ocorreu na Escola de Ensino Fundamental João Alves Torres,
Araruna – PB. As aulas tiveram início no dia 14-04-2014, e prolongaram-se até o dia 19-05-
2014, totalizando 15 aulas e uma carga horária de 11 horas e 25 minutos. As técnicas para a
produção dos dados constituíram-se de uma observação participante, cujos instrumentos de
registro foram um diário de campo e uma câmera filmadora, além de uma entrevista semiestruturada
feita com 30% da turma (10 alunos). Para analisar os dados utilizamos à estatística
simples e a análise de conteúdo. Ao longo da pesquisa pudemos perceber uma mudança
progressiva no comportamento dos educandos que participavam das aulas de Ciências
Naturais. Obtivemos dados significativos que corroboram para afirmarmos que a participação
dos educandos, pode sim, ser um dos fatores que influenciam a aprendizagem. Ademais, 70%
dos educandos preferem educadores democráticos, que interagem com eles e que promovem
aulas mais dialógicas ampliando a possibilidade de construção coletiva do conhecimento. Por
fim, concluímos, a partir das análises, que a participação dos educandos nas aulas é um dos
fatores que corroboram para melhorar a aprendizagem e construir uma atmosfera mais
democrática na sala de aula. |
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