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O presente trabalho teve como fundamento, analisar como o negro é visto pelo livro didático
de história, analisando os conteúdos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, tendo como
livro base o Projeto Araribá, adotado pela Escola Pública Berenice Soares Monteiro,
localizada no município de Sobrado-PB. O artigo apresenta uma breve explanação acerca do
livro didático de História, das obras inscritas para o Programa Nacional do Livro Didático
para o ano de 2005. Consideraram-se, para efeito de categorização global, os resultados dessa
última avaliação de livros de História, divulgada no início de 2004, na qual as autoras
desempenharam papéis vinculados diretamente à execução do processo avaliativo. Este estudo
tem o objetivo de averiguar se o livro compõe um diálogo e se estabelece relações com o que
foi estabelecido pela lei 10.639/03. Para isso, opto por uma metodologia de cunho qualitativo,
onde utilizamos como referências bibliográficas, autores que conversam sobre o mesmo
assunto, o que me permite também, descrever aqui o que consegui apreender acerca do que já
foi produzido com relação ao livro didático como instrumento que aborda a atuação do negro
na construção das diversas sociedades. Dessa forma, é necessário levar em consideração os
mais diversos fatores que influenciam na utilização ou não do livro didático e como ela ocorre
na prática, tendo em vista a subjetividade de cada turma, aluno e professor. |
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