dc.description.abstract |
O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo, qualitativa, com o propósito de analisar a importância da brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagens, sob o ponto de vista dos professores de uma escola municipal. Sabemos que a brinquedoteca é considerada fundamental para o desenvolvimento da criança no âmbito educacional, pois de forma lúdica, o professor consegue inovar sua prática pedagógica, atraindo seus alunos ao conhecimento, possibilitando inúmeras vivências e experiências que desenvolvam as suas potencialidades. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se questionário composto de sete questões abertas. Participaram desta pesquisa dez professoras da referida instituição, com formação superior. Após esta fase, o resultado
apontou que o grupo pesquisado conhece a importância da brinquedoteca para mediar
aprendizagens no meio educacional, porém, apresentaram um pensamento diferenciado quanto à função lúdica da brinquedoteca na escola. Concluímos ser necessário este trabalho afim de aproximar o docente deste ambiente dito tão importante para o processo de ensino-aprendizagem, mas ainda pouco adotado. |
pt_BR |