UEPB - Repositório Digital

O ensino de arte e sua colaboração no processo formativo dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, José Hélio Queiroz de
dc.date.accessioned 2019-05-31T13:25:48Z
dc.date.available 2019-05-31T13:25:48Z
dc.date.issued 2015-12-18
dc.identifier.other CDD 370.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19512
dc.description OLIVEIRA, J. H. Q. O ensino de arte e sua colaboração no processo formativo dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. 2015. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho apresentado como monografia traz um levantamento a cerca do ensino de Arte ao longo dos anos, faz uma análise das propostas implantadas por diversos estudiosos em diferentes épocas, e como o ensino e a aprendizagem de artes foi tratado durante muitos anos nas escolas. Durante muito tempo, mesmo antes da escrita a Arte já tinha papel importante nas culturas primitivas, que evoluiu com a humanidade, poderíamos assim dizer, passando pelos séculos iniciais, entendidos como d.C. até os dias atuais. Que objetivos implica o ensino de Arte? O que difere no ensino de antes e de agora a partir da evolução? Esses entre outros questionamentos tomaram grandes proporções nas sociedades, que por sua vez tentaram de todas as formas encontrar a melhor maneira de abordar esse tema, mas que, na maioria delas, deixou a desejar, a partir dessas outras questões surgem naturalmente e precisam obter respostas, tais como: Qual a importância de estudar Arte? Porque com toda sua especificidade a Arte é tratada por muitos como disciplina secundária ou apenas como complemento? Numa pesquisa direcionada a essas e muitas outras abordagens acerca do ensino e aprendizagem de Arte nas escolas e sua importância no processo formativo escolar e social, individual e coletivo, procuramos objetivar sua especificidade e importância para a vida como um todo,não só na vida escolar ou acadêmica. Passeamos pela história do ensino de Arte e nela pudemos de forma clara identificar as dificuldades e avanços, traçando metas para modificar quando necessário ou redirecionar o ensino e a aprendizagem de Arte nas series iniciais, foco da nossa abordagem de pesquisa e elaboração do trabalho. pt_BR
dc.description.sponsorship Luiz Hermínio do Nascimento pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Arte pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Arte/educador pt_BR
dc.title O ensino de arte e sua colaboração no processo formativo dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta