dc.description.abstract |
O presente trabalho apresentado como monografia traz um levantamento a cerca do ensino de Arte ao longo dos anos, faz uma análise das propostas implantadas por diversos estudiosos em diferentes épocas, e como o ensino e a aprendizagem de artes foi tratado durante muitos anos nas escolas. Durante muito tempo, mesmo antes da escrita a Arte já tinha papel importante nas culturas primitivas, que evoluiu com a humanidade, poderíamos assim dizer, passando pelos séculos iniciais, entendidos como d.C. até os dias atuais. Que objetivos implica o ensino de Arte? O que difere no ensino de antes e de agora a partir da evolução? Esses entre outros questionamentos tomaram grandes proporções nas sociedades, que por sua vez tentaram de todas as formas encontrar a melhor maneira de abordar esse tema, mas que, na maioria delas,
deixou a desejar, a partir dessas outras questões surgem naturalmente e precisam obter respostas, tais como: Qual a importância de estudar Arte? Porque com toda sua especificidade a Arte é tratada por muitos como disciplina secundária ou apenas como complemento? Numa pesquisa direcionada a essas e muitas outras abordagens acerca do ensino e aprendizagem de Arte nas escolas e sua importância no processo formativo escolar e social, individual e coletivo, procuramos objetivar sua especificidade e importância para a vida como um todo,não só na vida escolar ou acadêmica. Passeamos pela história do ensino de Arte e nela pudemos de forma clara identificar as dificuldades e avanços, traçando metas para modificar quando necessário ou redirecionar o ensino e a aprendizagem de Arte nas series iniciais, foco da nossa abordagem de pesquisa e elaboração do trabalho. |
pt_BR |