Resumo:
Este trabalho versa sobre a importância da leitura na vida social e escolar da criança, uma vez
que a leitura é fundamental para o ser humano na sua inserção no meio social, tornando-o um
ser crítico e participativo na realidade que o cerca. Nesse contexto, a leitura facilita o processo
de alfabetização, facilitando o entendimento dos conteúdos diários na escola, promovendo o engajamento dos educandos nesse processo. O presente trabalho também visa apresentar e analisar as propostas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), de iniciativa do Governo Federal. A metodologia utilizada baseia‐se em uma pesquisa bibliográfica desenvolvida a partir dos seguintes autores: Cagliari (2005), Ferreiro (2003), Freire (1996), Lajolo (1993), Martins (2003), dentre outros. Diante da nossa vivência em sala de aula, percebemos que ainda há muito que melhorar no ensino, principalmente no reconhecimento da importância do trabalho da leitura nos diferentes gêneros textuais, deixando de lado a ideia de que a leitura deva ser de forma mecânica. Conclui-se que a leitura é uma atividade que deve acompanhar a criança desde a sua infância e permear durante as futuras fases, sempre apontando para a importância desta para sua vida.
Descrição:
ALMEIDA, E. M. A Leitura no Processo de Alfabetização nas Séries Iniciais e as Contribuições do PNAIC para o Sucesso Escolar da Criança. 2015. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia do PARFOR EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.