Resumo:
O presente estudo tem como objetivo analisar a importância da relação cidadania e educação na formação do indivíduo. Objetivou também desenvolver um estudo teórico que subsidie em saber qual a concepção de cidadania na sociedade ao longo da história, assim como sua relação com educação, sua relevância na formação de cidadãos conscientes e conhecedores dos mais variados temas. Buscar também compreender como os sujeitos dessa pesquisa tratam esse tema no seu dia a dia. Essa é uma pesquisa qualitativa, com especificidade de um estudo de caso, com desígnio exploratório, fundamentada em uma pesquisa bibliográfica e observações na escola e como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionário estruturado e semiestruturado, que foi direcionado a alunos e professores de uma escola no
município de Monteiro no estado da Paraíba. Para a obtenção dos dados foi definida uma
amostra de 35 sujeitos representativos do universo de pesquisa. Essa pesquisa busca resultados entrelaçados no estudo bibliográfico mostram que educação e cidadania estão interligadas, ou seja, não há como tratá-las como disparidades e que as mesmas não podem ser observadas como uma questão individual, mas sim como um resultado de uma vida social e coletiva. Por tanto, unicamente após a obtenção dos resultados das análises pode-se constatar que embora os sujeitos da pesquisa acreditem ser importante a parceria da educação e cidadania, nem sempre essa parceria é abordada de forma significativa, para que essa relação possa acontecer é imprescindível que ambas caminhem juntas como um processo de construção do conhecimento. Sem dia e nem hora para acontecer, mas como um processo contínuo.
Descrição:
SILVA, M. J. O. Educação e cidadania: analogias na construção do cidadão. 2015. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia do PARFOR EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.