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O estudo da estatística no 1° ciclo da educação básica: análise da proposta curricular do município de monteiro

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dc.contributor.author Teixeira, Lucelma Cristine de Araújo
dc.date.accessioned 2019-06-10T23:17:48Z
dc.date.available 2019-06-10T23:17:48Z
dc.date.issued 2015-12-17
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19659
dc.description TEIXEIRA, L. C. A. O estudo da estatística no 1° ciclo da educação básica: análise da proposta curricular do município de Monteiro. 2015. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia do PARFOR EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Nossa pesquisa teve como objeto central analisar o ensino da Estatística dentro Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino: Uma Construção Coletiva, Monteiro – PB, no que diz respeito ao ensino da Estatística no 1º Ciclo da Educação Básica (1º ao 3º Ano), atende às orientações propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A questão norteadora foi: A abordagem do Bloco de Conteúdos, Tratamento da Informação no 1º Ciclo da Educação Básica, atende às orientações propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)? A partir dessa questão, alguns pontos para a análise foram desenvolvidos, tais como a importância deste ensino ainda na Educação Básica, para a formação do cidadão crítico e consciente de suas decisões diante de dados sociais e políticos que lhe são apresentados diariamente. Objetivamos também promover uma discussão entre os professores da Educação Básica, sobre o grande valor deste tema confiando ao ensino da Matemática o compromisso de não ensinar apenas o domínio dos números, mas também com a coleta e organização de dados, indispensáveis para leituras gráficas e análises estatísticas. Com isso concluímos que se faz necessário propiciar o quanto antes a construção de uma prática pedagógica que considere contextos que contemplem a observação, a investigação e a análise de dados. Para isso, acreditamos que os conteúdos estatísticos, presentes no bloco Tratamento da Informação, se fazem tão importantes no currículo da Matemática quanto o estudo dos outros blocos: Números e Operações, Espaço e Forma, Grandezas e Medidas. pt_BR
dc.description.sponsorship José Joelson Pimentel de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação estatística pt_BR
dc.subject Tratamento da informação pt_BR
dc.subject Proposta curricular pt_BR
dc.title O estudo da estatística no 1° ciclo da educação básica: análise da proposta curricular do município de monteiro pt_BR
dc.type Other pt_BR


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