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A presente pesquisa tem como objetivo principal identificar o nível de evidenciação das empresas do segmento de açúcar e álcool brasileiro com relação às exigências dos itens das informações de natureza ambiental segundo a (NBC T-15). Para atingir o objetivo proposto, a metodologia utilizada foi à pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, conduzida por meio de uma análise bibliográfica, documental e de levantamento, tendo como método de abordagem o indutivo. O estudo foi composto por quatro empresas integrantes do setor de Consumo não cíclico, subsetor de alimentos processados do segmento de açúcar e álcool listados na (BM&FBOVESPA) no período de 2010 a 2014. Os dados foram coletados através de consulta aos demonstrativos contábeis, relatórios de sustentabilidade, notas
explicativas, dentre outras informações pesquisadas no site das empresas estudadas. Como
resultado, foi possível verificar uma realidade distante da exigida pela NBC T-15, sendo possível detectar que a maioria das empresas pesquisadas apresentam um baixo nível de evidenciação com relação às exigências da norma citada acima que trata desse tipo de divulgação, onde a referida norma estabelece em seu objetivo, razões em demonstrar ao público externo a participação e a responsabilidade social das respectivas entidades aqui estudadas. De forma geral, observou-se que o elemento de divulgação 6 (quantidade de processos ambientais, administrativos e judiciais movidos contra a entidade) foi o que apresentou o maior nível de evidenciação por parte das empresas São Martinho (S.A) e (Biosev S.A.). Vale enfatizar que o nível de divulgação dos elementos relacionados a ações positivas como investimentos e gastos com manutenção nos processos operacionais para a melhoria do
meio ambiente; com a preservação e/ou recuperação de ambientes degradados; com educação ambiental para a comunidade, entre outras ações, foram inferiores se comparadas as ações negativas praticas pelas empresas do segmento em estudo. |
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