dc.description.abstract |
A Educação de Jovens e Adultos (EJA), é uma modalidade educacional, que segundo a Lei
de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), tem por finalidade promover o acesso
de Jovens e adultos ao ensino público, uma vez que, por circunstâncias distintas, houve a
interrupção dos seus estudos, não concluindo assim a escolarização básica na idade regular.
Esse trabalho tem como objetivo traçar o perfil dos alunos da modalidade EJA, e entender a
organização curricular da mesma, inserindo uma análise mais especifica da disciplina de
geografia. Utilizando como estudo de caso as turmas do Ensino Fundamental I e II da EJA,
na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente José Sarney, localizada no distrito de
logradouro, município de Cacimba de Dentro/PB. A presente pesquisa é de caráter descritivo,
e a metodologia utilizada para a sua elaboração trata-se de uma abordagem qualitativa e
quantitativa. Para subsidiar este trabalho, utilizamos como fontes de pesquisa: Fichas de
matriculas dos alunos e também aplicamos questionários aos 54 alunos matriculados na
modalidade. O referencial teórico baseia-se nos estudos de autores como Arroyo (2001) e
Haddad; Di Pierro (2000), e na análise dos artigos sobre o ensino da EJA exposto na LDB da
Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996). Esse estudo justifica-se pela necessidade de
compreensão sobre o perfil dos alunos presentes na EJA, pois essa modalidade educacional
acolhe um público diverso, com faixa etária mista, onde cada aluno possui suas
especificidades. Ao conhecermos o perfil dos alunos, constatamos que a maioria deles se
encontra entre a faixa etária de 15 a 35 anos. A maioria são mulheres, casadas e com filhos.
Encontrou-se entre os alunos as mais variadas profissões, sendo que a maior parte trabalha
com a agricultura. Identificamos também, que os jovens buscam a EJA para concluir em
menor tempo a sua formação, mas também nos deparamos com alunos que buscam
conseguir através dos estudos, melhores oportunidades de emprego. Essa reflexão a respeito
do perfil do aluno EJA poderá proporcionar a organização da prática do ensino voltado para
a diversidade dos sujeitos e a democratização do ensino, onde professores e comunidade
escolar passarão a conhecer e compreender as dificuldades e necessidades dos alunos
através de seus perfis. |
pt_BR |