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A diversidade de gêneros literários na educação Infantil: características funcionais da poesia

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dc.contributor.author Oliveira, Zeneide Cordeiro de
dc.date.accessioned 2019-06-13T12:54:53Z
dc.date.available 2019-06-13T12:54:53Z
dc.date.issued 2016-01-19
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19671
dc.description OLIVEIRA, Z. C. A diversidade de gêneros literários na educação infantil: características funcionais da poesia. 2015. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia do PARFOR EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Sabemos que a habilidade de ler é muito importante para a aquisição de conhecimento, funciona como base para a obtenção da maior parte das informações, se não de todas. É uma ferramenta de fundamental importância para o desenvolvimento de criatividade e linguagem, ampliação de vocabulário e compreensão de texto, motivo pelo qual deve ser incentivada desde a mais tenra infância para que se torne um hábito prazeroso. Existem vários métodos de ensino que se explorados pelos professores, podem auxiliá-los na tarefa de incentivar os alunos a ler, criar neles o hábito de ler. A literatura é um excelente aliado dos professores, pois oferece uma extensa variedade de gêneros que podem ser utilizados em diferentes técnicas e tipos de abordagens. Dentre eles podemos citar os contos de fada, passando pelas histórias folclóricas, gibis, jornais, revistas e livros, o importante é adequar o material oferecido à idade do público alvo e tornar as atividades nas quais são utilizados, o mais diversificadas e agradáveis possível. Para esta pesquisa trataremos mais a fundo do gênero poesia infantil, onde buscaremos analisar de que forma ela pode influenciar o aprendizado da criança. O meu estágio supervisionado foi realizado em uma Escola Municipal, localizada no Sítio Picos, há 22 km do Município de Monteiro, Estado da Paraíba e pudemos constatar que a literatura poética infantil pode levar os pequenos leitores a ter seu processo de ensino-aprendizado estimulado na medida em que ocorra uma maior interação entre o sentido pedagógico da ficção proposta em seus textos e sua ludicidade, motivando a criatividade da criança a unir seu próprio imaginário, seu mundo de fantasias com as manifestações populares no contexto social em que vivem.A leitura é uma experiência que proporciona ao indivíduo condições para a elevação e crescimento, desenvolvendo a reflexão, o questionar, contribuindo para a formação do espírito crítico e para a emancipação do sujeito. É uma fonte inesgotável de prazer, de conhecimento, emoções e experiências. Por isso a poesia deve ser trabalhada em sala de aula, cabendo ao professor abrir os portais deste mundo tão encantador, e deixar seus alunos sedentos e ávidos por novas leituras. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luiz Hermínio do Nascimento pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Literatura Infantil pt_BR
dc.subject Poesia pt_BR
dc.title A diversidade de gêneros literários na educação Infantil: características funcionais da poesia pt_BR
dc.type Other pt_BR


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