dc.description.abstract |
Ler não é apenas olhar para um texto e reconhecer todas as palavras que o formam procedendo com a leitura do texto por completo, ler é muito mais que isso, é interpretar o que está escrito, dar sentido ao que se lê. Por isso, o presente trabalho busca destacar a importância da leitura e da escrita para as crianças nas séries iniciais, evidenciando fatores importantes e decisivos para a formação de leitores capazes de interagir com o cotidiano no qual está inserido como, por exemplo, o incentivo ao hábito da leitura desde os primeiros anos escolares, a participação da família e o papel da escola nesse processo. Esses fa tores podem originar nesses indivíduos diferentes reflexões, transformações e interpretações, tornando a
leitura um ato de construção de conhecimento, um processo de descobrimento, criação e recriação de novos conhecimentos. Para que o objetivo desse trabalho fosse alcançado, buscou-se embasamento teórico de diversos autores, em livros, revistas, artigos e sites, também consideramos as experiências com a aplicação de projetos pedagógicos relatados em relatórios de estágio confeccionados durante o estágio supervisionado dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba. O estágio realizado na turma de 3º ano do ensino fundamental ocorreu de forma progressiva, possibilitando aos alunos avanços em seus conhecimentos principalmente no hábito da leitura e desenvolvimento da
escrita, como também na identificação do gênero textual fábula (trabalhado durante o estágio) e de outros que possam ser apresentados. |
pt_BR |