dc.description.abstract |
Esta pesquisa buscou examinar a importância do uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) como ferramentas pedagógicas, a partir da experiência obtida no Estágio Supervisionado, bem como, oferecer uma proposta de ensino que contemple essa perspectiva de ensino. A atual sociedade humana no ocidente, vive hoje uma conjuntura revolução das comunicações humanas. As tecnologias que possibilitam um grande fluxo de comunicações em uma grande velocidade, correspondem à realidade da experiência humana hoje em dia. Deste modo, faz-se necessário que a escola e seus educadores se esforcem no sentido de inserir os conhecimentos tecnológicos na esfera escolar. Pois, não se trata de apenas um modismo transitório, desde meados do século XX, existe uma evolução constante e cada vez
mais rápida nas transformações e usos das tecnologias da informação. Nada mais adequado à escola, do que cumprir seu papel de formadora de pessoas capazes de viver em harmonia com seus semelhantes e o mundo ao se redor, evidentemente que para isso, a escola precisa se adequar as circunstâncias de seu tempo. Para tanto, seus educadores precisam cultivar a pesquisa e a prática docente que levem em consideração métodos e técnicas de como melhorar a prática docente, para que esta esteja atualizada com o mundo ao redor. Neste estudo, analisamos a nossa experiência durante os Estágios Supervisionados do curso de Pedagogia, sempre com um enfoque para as práticas de ensino ligadas ao ensino tecnológico, comuns atualmente nos anos iniciais da escola pública. Tentou-se então, dar-se um
embasamento teórico sobre o tema, e finalmente, a partir dessas pesquisas, fazer uma proposta de aula para o Ensino Fundamental I que contemple ouso das TICs em sala de aula. |
pt_BR |