Resumo:
O presente trabalho busca explorar um tema fundamental no ensino de Geografia, com um
enfoque na Geografia Agrária: o processo de construção e apreensão de conceitos, através da
letra da música. Empregando um embasamento teórico sócio construtivista, este trabalho
compreende que o aprendizado de conceitos geográficos está diretamente associado ao
desenvolvimento de uma consciência, por meio da reflexão, interação e diálogo, do estudante
com seu ambiente de vivência e a partir do uso de diferentes metodologias. Esses dois
subsídios – a consciência e o ambiente de vivência - podem ser amplamente estudados com o
uso de letras de músicas em situações de ensino-aprendizagem. O trabalho explorou
primeiramente alguns aportes teóricos sobre o ensino de Geografia Agrária e suas
compreensões e possibilidades ao ensino de conteúdos geográficos utilizando a música como
base. Dessa forma, o desenvolvimento do presente estudo objetivou construir um olhar crítico
do educando sobre a temática de Geografia Agrária, por meio da análise do conteúdo presente
na letra da música “Reis do Agronegócio” do cantor e compositor Chico César, que corrobora
e leva ao pensamento crítico da modernização na agricultura e do agronegócio. Assim,
demonstrar que em Geografia é possível ensinar a partir de metodologias alternativas, de
forma a levar o aluno a questionar os discursos circulantes e entender como essa disciplina
sintetiza um saber histórico-social: o trabalho crítico do homem em seu espaço
socioeconômico e cultural
Descrição:
SANTOS, G. P. N. dos. A música "Reis do agronegócio" como proposta para didática no ensino de Geografia agrária. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.