Resumo:
O presente texto traz como objetivo apresentar um estudo sobre a contribuição do
trabalho pedagógico realizado nas escolas para a elaboração do PPP a partir de uma
gestão democrática, objetivando a participação dos membros que compõem a instituição
escolar, assim como a participação da comunidade a qual a escola encontra-se inserida e
não apenas o cumprimento de uma exigência legal. O trabalho pedagógico é o trabalho
dos professores em sala de aula, resultando em um trabalho de formação que implica a
relação com outros sujeitos diante a sociedade. A partir do referencial teórico pode-se
analisar que o processo de elaboração do PPP proporciona uma possibilidade de
fortalecimento da formação intelectual do docente e uma ressignificação das práticas
vivenciadas no cotidiano escolar, tendo como alvo uma educação que visa qualidade e
aproximação da realidade do aluno na educação básica. Constitui o referencial teórico
analisado os seguintes autores: AGUIAR (2017), BARBA (2009), BARBOSA (2013),
CAVAGNARI (1998), COSTA (2012), FONSECA (2002), FUENTES (2017), FREIRE (2017),
GERHARDT (2009), GIL (2007), GIROUX (1999), GOMES (2007), LIBÂNEO (2002),
LOPES (2010), LUCK (1998), MARANGON (2014), MOREIRA (2013), PARO (2016),
PADILHA (2001), ROLKOUSKI (2017), SACRISTÁN (2000), SAVIANI (2000), SILVEIRA
(2009), VASCONCELLOS (2006), VEIGA (1998), VEIGA NETO (2002), VIEIRA (2007).
Descrição:
SOUZA NETO, M. A. de. A contribuição do trabalho pedagógico na elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP). 2019. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.