dc.contributor.author |
Silva, Edileusa Querino da |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-08T10:45:43Z |
|
dc.date.available |
2019-08-08T10:45:43Z |
|
dc.date.issued |
2019-05-03 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370.115 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19872 |
|
dc.description |
SILVA, E. Q. da. Estágio supervisionado em unidades educacionais do município de Caiçara/PB: experiências com educação inclusiva. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O estágio supervisionado tem sido uma disciplina obrigatória e essencial para a formação dos
futuros professores. Essa experiência dá subsídio aos futuros profissionais por meio de
análises de como acontece a articulação entre teoria e prática. As observações no cotidiano
escolar possibilitam ao aprendiz desenvolver competências próprias da atividade profissional,
e a contextualização de conhecimentos teóricos agenciando as vivências práticas na disciplina
de Pedagogia. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa é conhecer o cotidiano da
gestão escolar em unidades educacionais do município de Caiçara/PB e a sua preocupação
com a educação inclusiva, a partir das atividades obrigatórias do Estágio Supervisionado do
Curso de Pedagogia/PARFOR da UEPB, em suas partes: I (OBSERVAÇÃO), II
(OBSERVAÇÃO, PLANEJAMENTO E PRÁTICA no Ensino Infantil) e III
(OBSERVAÇÃO, PLANEJAMENTO E PRÁTICA no Ensino Fundamental I), destacando
sua importância para o desenvolvimento do graduando para a prática docente. A partir dessa
experiência, levantamos algumas discussões acerca da importância da educação inclusiva e da
didática utilizada pelo educador, o que possibilita a evolução do conhecimento e a inclusão
gradativa do educando levando-o a uma educação de qualidade, que os prepara para uma vida
ativa na sociedade. Os resultados obtidos neste trabalho foram satisfatórios, tendo como
consequências à consolidação de percepções teóricas e práticas no ambiente escolar, como
também a preparação para atuar como educadora polivalente no ensino Fundamental I,
concomitante à educação inclusiva. Esta prática nos proporcionou analisar a relação do ensino
aprendizagem entre o professor e o aluno inclusivo, permitindo perceber que o fator
integracionista é crucial para a participação de todos os envolvidos para construção dos
conhecimentos socioculturais. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Luciene Vieira de Arruda |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.title |
Estágio supervisionado em unidades educacionais do município de Caiçara/PB: experiências com educação inclusiva |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |