UEPB - Repositório Digital

Estágio supervisionado em unidades educacionais do município de Caiçara/PB: experiências com educação inclusiva

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Edileusa Querino da
dc.date.accessioned 2019-08-08T10:45:43Z
dc.date.available 2019-08-08T10:45:43Z
dc.date.issued 2019-05-03
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19872
dc.description SILVA, E. Q. da. Estágio supervisionado em unidades educacionais do município de Caiçara/PB: experiências com educação inclusiva. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O estágio supervisionado tem sido uma disciplina obrigatória e essencial para a formação dos futuros professores. Essa experiência dá subsídio aos futuros profissionais por meio de análises de como acontece a articulação entre teoria e prática. As observações no cotidiano escolar possibilitam ao aprendiz desenvolver competências próprias da atividade profissional, e a contextualização de conhecimentos teóricos agenciando as vivências práticas na disciplina de Pedagogia. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa é conhecer o cotidiano da gestão escolar em unidades educacionais do município de Caiçara/PB e a sua preocupação com a educação inclusiva, a partir das atividades obrigatórias do Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia/PARFOR da UEPB, em suas partes: I (OBSERVAÇÃO), II (OBSERVAÇÃO, PLANEJAMENTO E PRÁTICA no Ensino Infantil) e III (OBSERVAÇÃO, PLANEJAMENTO E PRÁTICA no Ensino Fundamental I), destacando sua importância para o desenvolvimento do graduando para a prática docente. A partir dessa experiência, levantamos algumas discussões acerca da importância da educação inclusiva e da didática utilizada pelo educador, o que possibilita a evolução do conhecimento e a inclusão gradativa do educando levando-o a uma educação de qualidade, que os prepara para uma vida ativa na sociedade. Os resultados obtidos neste trabalho foram satisfatórios, tendo como consequências à consolidação de percepções teóricas e práticas no ambiente escolar, como também a preparação para atuar como educadora polivalente no ensino Fundamental I, concomitante à educação inclusiva. Esta prática nos proporcionou analisar a relação do ensino aprendizagem entre o professor e o aluno inclusivo, permitindo perceber que o fator integracionista é crucial para a participação de todos os envolvidos para construção dos conhecimentos socioculturais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luciene Vieira de Arruda pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.title Estágio supervisionado em unidades educacionais do município de Caiçara/PB: experiências com educação inclusiva pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta