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O estágio supervisionado tem sido uma disciplina obrigatória e essencial para a formação dos
futuros professores. Essa experiência dá subsídio aos futuros profissionais por meio de
análises de como acontece a articulação entre teoria e prática. As observações no cotidiano
escolar possibilitam ao aprendiz desenvolver competências próprias da atividade profissional,
e a contextualização de conhecimentos teóricos agenciando as vivências práticas na disciplina
de pedagogia. O estágio supervisionado dá oportunidade para a formação de profissionais na
área da educação, auxiliando o conhecimento da teoria e da prática, na realidade social, e
econômica vivenciada dentro e fora de sala de aula. Nesse contexto, o objetivo da presente
pesquisa é compartilhar o cotidiano escolar, a partir das três fases obrigatórias do Estágio
Supervisionado (observação, planejamento e prática), dando ênfase ao lúdico no Ensino
Fundamental I. As unidades escolares escolhidas foram a Creche Municipal Maria Juventina
Costa de Oliveira e o Instituto Educacional Hadassah, ambas localizadas na cidade de
Caiçara/PB. A metodologia utilizada foi a intervenção dos estagiários em sala de aula para ter
o conhecimento de como é estar inserido no âmbito educacional do município, para a solução
de eventuais problemas que surgem no decorrer da educação. Os resultados obtidos neste
trabalho foram satisfatórios, tendo como consequências a consolidação de percepções teóricas
e práticas no ambiente escolar, como também a preparação para atuar como educadora
polivalente no ensino Fundamental I. Esta prática nos proporcionou analisar a relação do
ensino aprendizagem entre o professor e o aluno, reforçando a e aprendizagem com o uso do
lúdico, em forma de jogos de alfabetização, matemática, escrita e atividades orais permitindo
a participação de todos os envolvidos para a construção dos conhecimentos socioculturais. |
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