Resumo:
O Programa Saúde na Escola (PSE) abre muitas portas para as relações de integralidade dos sistemas, tanto de educação como de saúde, uma vez que mescla os conhecimentos com o objetivo de promover a saúde e prevenir as doenças. No Estado da Paraíba, o município de Tacima – PB, apresenta ações relacionadas com a implementação do PSE. Percebe-se que na escola Térlopedes Cruz, as ações do PSE vêm sendo desenvolvidas com base no Decreto nº 6.286. Contudo é necessário investigar a eficácia das ações implantadas na percepção dos atores sociais que estão sendo beneficiados. Portanto, o objetivo geral do presente estudo foi analisar a contribuição do PSE no tocante à implementação das ações intersetoriais de promoção da saúde e prevenção de doenças, na percepção dos discentes, da escola municipal Terlópedes Cruz, no Município de Tacima – PB. Os alunos consideraram a promoção da alimentação saudável a temática mais importante para ser implementada no programa saúde na escola, assim como a prevenção de doenças relacionadas a atividade sexual como as DSTs, o uso de drogas e a gravidez precoce. Os mecanismos de interação entre os profissionais de saúde e os alunos da escola conforme os discentes responderam seria mais eficaz forma de dinâmicas.
Descrição:
TEIXEIRA, Thiago Altobelys Ribeiro. Programa Saúde na Escola: articulação intersetorial e a contribuição das ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, na percepção dos discentes da Escola Municipal Terlópedes Cruz- Tacima-PB. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018.