Resumo:
O presente trabalho objetiva analisar a ludicidade e sua contribuição para a interação, a atenção
e, consequentemente, para o desenvolvimento da aprendizagem, por meio do Estágio
Supervisionado II, levando em consideração a fundamentação teórica que reflete na prática
através do envolvimento da graduanda em licenciatura de Pedagogia (PARFOR) com a
Professora Valteíria Pereira da Silva Lindolfo e seus respectivos alunos, na turma da Educação
Infantil (Pré I e Pré II), possuindo vinte e cinco crianças com faixa etária de três a cinco anos.
Sendo assim, este trabalho foi desenvolvido a partir de revisão bibliográfica e abordagem
empírica, que tomou como objeto de pesquisa a Escola Estadual de Ensino Fundamental e
Médio Jardilina Cruz Pereira, localizada na zona rural do município de Mulungu-PB. A base
teórica está fundamentada, principalmente, em Freire (1996), Kishimoto (2010), Parâmetros
Curriculares Nacionais (1997) e dentre outros que contribuíram para a execução deste trabalho.
Então, diante dos estudos e do Estágio Supervisionado II foi perceptível que a educadora buscou
estratégias para contribuir no desenvolvimento e ampliação da aprendizagem dos educandos
por meio da ludicidade, assim como a estagiária que contemplou atividades lúdicas, as quais
despertaram e proporcionaram mais interesse e prazer nas aulas, desenvolvendo, desta maneira,
a capacidade intelectual, emocional e pessoal.
Descrição:
SOUZA, G. B. de. A ludicidade na educação infantil: um caminho diferente para a aprendizagem. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.