Resumo:
A aprendizagem e o desenvolvimento estão inter-relacionados desde que a criança
passa a ter contato com o mundo. Na interação com o meio social e físico a criança
passa a se desenvolver de forma mais abrangente e eficiente. Isso significa que a
partir do envolvimento com seu meio social são desencadeados diversos processos
internos de desenvolvimento que permitirão um novo patamar de desenvolvimento.
A criança, por meio da observação, imitação e experimentação das instruções
recebidas de pessoas mais experientes, vivencia diversas experiências físicas e
culturais, construindo, dessa forma, um conhecimento a respeito do mundo que a
cerca. Para que esses conceitos sejam desenvolvidos e incutidos no aprendiz, o
meio ambiente tem que ser desafiador, exigente, para poder sempre estimular o
intelecto e a ação motora desta pessoa. No entanto, não basta apenas oferecer
estímulos para que a criança se desenvolva normalmente, a eficácia da estimulação
depende também do contexto afetivo em que esse estímulo se insere, essa ação
está diretamente ligada ao relacionamento entre o estimulador e a criança. Portanto,
o papel da escola no âmbito educacional deve ser o de sistematizar esses
estímulos, envolvendo-os em um clima afetivo que serve para transmitir valores,
atitudes e conhecimentos que visam o desenvolvimento integral do ser humano.
Este trabalho busca sensibilizar os adultos sobre a importância da atividade física no
processo de aprendizagem das crianças e o papel do professor na mediação, como
facilitador destas atividades, oferecendo meios para promover interações
significativas dentro e fora da escola: traduzimos, integramos e materializamos o
conhecimento científico, tornando-o aplicável em situações cotidianas. Trata-se de
uma pesquisa qualitativa a partir da revisão bibliográfica de autores como Barbosa
(2001), Jerônimo (1998), Melo (2006), Neira (2003), entre outros que abordam a
temática. Facilitar a apropriação teórica e prática de conhecimentos sobre o
desenvolvimento do corpo, por meio de conteúdos e ferramentas que ajudam os
profissionais da área a enriquecer suas interações com as crianças.
Descrição:
PEREIRA, M. E. A importância da atividade física para o desenvolvimento da criança na educação infantil. 2019. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.