Resumo:
O ensino e a aprendizagem de geografia nos anos iniciais apresentam uma grande distância daquilo que se almeja. A geografia escolar, em alguns contextos, é vazia de conteúdos e a forma como é ensinada carece de grandes transformações, seja nos aspectos ligados ao sentido para a vida dos discentes ou nos aspectos metodológicos. Assim, nosso interesse parte da necessidade do professor buscar meios que possibilitem maior interação e aprendizagem dos estudantes. Nesta perspectiva, objetivamos analisar metodologias que podem ser usadas nas aulas de geografia para facilitar os processos de ensino e de aprendizagem de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental. Para isso, buscamos compreender os processos de ensino e de aprendizagem de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental, estudando a utilização de metodologias ativas e discorrendo sobre alguns fatores que limitam o uso dessas metodologias ativas em sala de aula. Para tanto, para abordarmos essas questões realizamos pesquisa bibliográfica, buscando aporte teórico nos escritos de autores que tratam desta temática tais como: Filizola e Kozel (2009); Callai (2005); Callai (2010); Moraes e Castellar (2018); Straforini (2002); Straforini (2004), Pontuschka, Panganelli e Cacete (2009). Concluímos ressaltando a possibilidade de usar metodologias que fomentem a aprendizagem para a formação de alunos autônomos e preparados para agir e atuar no contexto que vivem torna-se uma saída para transformação do ensino. Porém, usar essas metodologias nem sempre é possível, uma vez que, existem alguns fatores que impedem sua utilização, como a falta de estrutura física da escola ou a formação do professor.
Descrição:
AZEVEDO, R. J. S. O ensino e a aprendizagem de geografia nos anos inicias do ensino fundamental. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.