Resumo:
De um modo em geral a poesia é pouco explorada em sala de aula, fato que se confirma se compararmos a quantidade de textos narrativos nos livros didáticos em detrimento do número de poemas. Sendo assim, podemos dizer que é bastante limitado o espaço da poesia no contexto escolar. Mais limitado ainda parecer ser o da Literatura de Cordel, que praticamente não comparece nos livros didáticos em geral. Na última década tem surgido uma crítica preocupada com a ausência desse tipo de produção no contexto escolar, por reconhecer o valor e a riqueza que a poesia popular detém. Partindo dessa constatação, decidimos elaborar este trabalho que objetiva analisar o Cordel dos passarinhos, de Sebastião Alves Lourenço, mais conhecido como Sebastião Chicute. A pesquisa contou com a fundamentação teórica de autores como Zappone (2005), Gonçalves (2009), Fronckowiak (2005) e Abramovich (2008). Além da análise do cordel, buscamos ainda sugerir uma proposta de leitura voltada para alunos da Educação Infantil, esperando, assim, que este trabalho venha contribuir com a formação de outros professores, despertando o gosto e o interesse deles para a Literatura de Cordel, atentando ainda para sua eficácia em sala de aula, contribuindo, desse modo, para um aprendizado mais significativo.
Descrição:
SOUSA, M. S. de. Literatura de cordel na educação infantil: uma possibilidade de leitura. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.