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Considerando a importância do imaginário infantil para o desenvolvimento integral da criança, destaca-se a importância da contação de histórias, uma vez que incentiva o prazer pela leitura, possibilita o desenvolvimento do senso crítico, colabora na formação da personalidade da criança, propicia o envolvimento social e afetivo e explora a cultura e a diversidade. Dado o exposto, este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a contribuição da contação de histórias para o desenvolvimento de habilidades diversas das crianças, a partir da vivência durante o Estágio Supervisionado III. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, fundamentada em Aranão (1996), Aragão (2012), Brito (1998), Ferreira (2009), PCNs entre outras teorias que defendem a ideia de usar essa metodologia como desenvolvimento integral, ou seja, mecanismo de inclusão no processo de ensino aprendizagem da criança e como estratégia pedagógica na Educação Infantil e nos anos iniciais. A pesquisa indica que a contação de história é uma das principais ferramentas para o desenvolvimento cognitivo da criança, e que depende do envolvimento de várias funções assim como a linguagem, habilidade e estímulo de forma prazerosa, possibilitando um clima de confiança, descontração e de autoconfiança entre as crianças. |
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