dc.description.abstract |
A presente pesquisa aborda a relevância da literatura e, especificamente a poesia, na sala de aula de educação infantil. É importante ressaltar que este estudo é fruto de reflexões oriundas do estágio supervisionado, realizado na escola municipal Antônio Gomes, localizada em Catolé do Rocha – PB. Dessa forma, nós tivemos o objetivo de destacar a importância da literatura infantil na sala de aula, observando as contribuições para o social, emocional e cognitivo das crianças; enxergando a poesia como um instrumento facilitador do desenvolvimento da imaginação, curiosidade, interesse e criatividade do público infantil; além de discutir acerca da contribuição do estágio para a formação de professores da educação infantil. Para tanto, fizemos um paralelo entre a prática e os preceitos teóricos, fundamentando e articulando as discussões, tomando como base as concepções dos seguintes autores: Aguiar e Ceccantini (2012), Lajolo (2000, 2006), Pinheiro (2007), dentre outros. A partir da realização da pesquisa, podemos inferir que o estágio supervisionado, na educação infantil, é de suma importância para o desenvolvimento profissional e pessoal; que o trabalho com a literatura infantil, mais especificamente a poesia de Vinícius de Moraes, é relevante, pois enriquece a fantasia e a imaginação das crianças em sala de aula, já que ela possibilita atividades prazerosas e divertidas. |
pt_BR |