UEPB - Repositório Digital

Inclusão escolar e a função social da escola

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Aquino, Bruno Nobre
dc.date.accessioned 2019-08-15T14:45:56Z
dc.date.available 2019-08-15T14:45:56Z
dc.date.issued 2019-08-15
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19996
dc.description AQUINO, B. N. Inclusão escolar e a função social da escola. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A inclusão escolar significa oferecer oportunidades de estudo para todas as crianças sem qualquer tipo de distinção e esta pesquisa tem como objeto de estudo discutir o processo de educação inclusiva e a capacidade de aceitação das diversidades dos indivíduos, na sociedade e na escola, garantindo acesso igualitário às oportunidades. Espera-se que este processo elimine as barreiras, a discriminação e a exclusão, que dificultam ou impedem o conhecimento e a aprendizagem de todos que frequentam a escola. Nesse sentido, buscou-se no presente estudo discutir sobre o processo de inclusão, enfocando como objetivos específicos: compreender a função social da escola, enquanto instituição inclusiva, conceituar inclusão escolar e perceber o papel do professor no processo de ensino inclusivo. No qual, discuti o perfil dos professores que estão atuando nas classes regulares e suas concepções sobre a chegada de alunos com necessidades educacionais especiais. Esta pesquisa bibliográfica é fundamentada nos estudos que tratam da inclusão escolar pesquisada sobre os seguintes autores Mantoan (2003), Rocha (2017), Rohr (2008); Nascimento (2014); Silva e Arruda (2014), entre outros. Percebe-se então a importância da escola favorecer a inclusão dos alunos e o papel que o professor precisa desempenhar para promover essa educação. Precisa ter tempo para refletir e adequar as suas práticas pedagógicas aos novos desafios sem comprometer a qualidade de seu trabalho. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Joana Áurea Cordeiro Barbosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Inclusão social pt_BR
dc.title Inclusão escolar e a função social da escola pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta