Resumo:
A escola atual enfrenta, hoje, uma série de dificuldades para trabalhar a leitura e a escrita em sala de aula, sobretudo na Educação Infantil, fase em que o aluno ainda está em processo inicial de formação leitora. Diante disto, muitos professores se perguntam como desenvolver um ensino que motive para as práticas de leitura desde cedo. A partir dessa inquietação, este trabalho, de caráter bibliográfico e descritivo, como também um relato de experiência vivenciado em sala de aula. Para realização do trabalho, foi indispensável a busca por estudos que contribuíssem teoricamente para a fundamentação da pesquisa: Matêncio(2002),Rangel e Rojo (2010), Kato (1984), dentre outros. Tendo como objetivo suscitar algumas reflexões sobre a valorização de leitura e escrita na educação infantil, considerando, portanto, a dificuldade que os alunos têm com essa habilidade e a escrita de textos e por não terem o hábito de ler. Mostrar a importância da leitura, incentivando e despertando no aluno o prazer de ler e escrever .A leitura e a escrita fazem parte de nosso cotidiano e os professores exercem papel importante nesse processo de planejar idéias e proposta que venha servir de suporte para um bom desempenho na prática da leitura e da escrita nos anos iniciais. Considerando a importância desse processo na formação de pessoas a serem inseridas na sociedade, o que se percebe é que não se coloca em questão o ato de que a criança precisa de um acompanhamento mais amplo durante sua aprendizagem. Ela deve ser inserida em um contexto social no qual haja incentivos, para que possa desenvolver uma capacidade própria de se identificar com livros que lhe proporcionem prazer e promovam reflexões, trazendo contribuições para as práticas do aprendizado da leitura e da escrita. Sendo assim, este trabalho demonstra que a leitura é uma atividade essencial a qualquer área do conhecimento e, portanto, se faz necessário que o professor incentive sempre os alunos ao ato de ler.
Descrição:
LIMA, I. S. de. Leitura e escrita na educação infantil: Sua importância na formação cidadã. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.