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O trabalho tem como objetivo mostrar as dificuldades de leitura e escrita no cotidiano das escolas, e que estas afetam todos os tipos de educandos, como crianças, adolescentes ou adultos, tornando-se um problema a ser enfrentado pelos educadores. Nessa perspectiva, observamos que a questão norteadora do trabalho é quais as dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita, objetiva –se em compreender o processo de alfabetização e letramento, suas diferenças no processo de aprendizagem das crianças. Essa pesquisa tem uma contribuição, pois se trata de um tema atual e presente em todas reflexões desenvolvida em torno do processo de ensino e aprendizagem. No decorrer do desenvolvimento deste estudo busca-se compreender, a relação entre os processos de alfabetização e letramento, refletindo sobre o processo de alfabetização e descrevendo sobre letramento. A metodologia utilizada para esse desenvolvimento dessa pesquisa foi a bibliográfica, a fundamentação em teorias de diversos autores, como sendo, Emília FERREIRO (1996), Luiz Carlos CAGLIARI (2009), Eliana Borges Correia de ALBUQUERQUE (2007), Grigorenko e Ternemberg e Magna SOARES (2001). Nesta perspectiva, observa-se que alfabetização desenvolve a aquisição da leitura e da escrita, o letramento se ocupa da função social de ler e escrever. |
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