dc.contributor.author |
Alencar, Laura Francisca Alves de |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-20T11:21:08Z |
|
dc.date.available |
2019-08-20T11:21:08Z |
|
dc.date.issued |
2019-08-20 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.12 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20040 |
|
dc.description |
ALENCAR, L. F. A. de. A importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem: a experiência do estágio supervisionado na educação infantil. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O lúdico é um fator indispensável no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil, pois o universo da criança gira em torno das brincadeiras e fantasias criadas por elas. No espaço da sala de aula, o professor pode utilizar diferentes estratégias no intuito de conduzir a criança ao aprendizado, sendo o brincar uma das melhores possibilidades para aquisição de saberes, visto que através do brincar a criança desenvolve suas habilidades cognitivas, a sociabilidade, seu potencial de reflexão e de construção do conhecimento. Nessa perspectiva, com a finalidade de contribuir para esta discussão, nosso estudo tem o objetivo de refletir sobre a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, tendo como referencial o estágio supervisionado na educação infantil do curso de licenciatura em Pedagogia pelo Programa de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR/UEPB/CAMPUS IV. Este trabalho foi elaborado com base em pesquisas bibliográficas e de perspectiva qualitativa centradas principalmente nos estudos de: Abramovich (1995), Almeida (1995), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), Pimenta (2006), Vygotsky (2003), dentre outros. A reflexão realizada neste estudo aponta a questão de a importância do professor adotar métodos que tornem o processo de construção do conhecimento dinâmico, sob uma perspectiva lúdica em que as crianças possam aprender brincando, como também a necessidade das instituições de Educação Infantil estarem organizadas de modo a favorecer as aprendizagens da criança e possibilitar os diferentes saberes. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria Aparecida Calado de Oliveira Dantas |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio Supervisionado |
pt_BR |
dc.title |
A importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem: a experiência do estágio supervisionado na educação infantil |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |