Resumo:
Há muito tempo vem se discutindo a respeito do processo de aquisição da leitura e escrita. Nesta perspectiva este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a importância do trabalho com fábulas no processamento da leitura e da escrita, a partir das experiências do Estágio Supervisionado III, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Plácido Francisco Saraiva Leão, quando se desenvolveu um projeto de intervenção intitulado “Leitura e escrita nos anos iniciais através da fábula “Dona cabra e os sete cabritinhos” , na tentativa de explicar como deve ser trabalhado não só a leitura, mas também a escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir desse gênero, que tanto atrai a atenção das crianças. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, fundamentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998), Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017), Jolibert(1994), Vygotsky (1984), Ferreiro e Teberosky, (1985) entre outras fontes que mostram a importância desse trabalho. A experiência revelou que parte dos alunos não está consolidando as competências em leitura e escrita ao final do ciclo de alfabetização e esta problemática está se perpetuando e por mais que haja programas voltados a alfabetização na idade certa, não são o suficiente para concretizar o processo. Mas o que se pode observar é que o trabalho feito de forma dinâmica e atraente provoca reações nos alunos bastante positivas e o projeto de intervenção com fábula através de uma sequência didática, resultou em aulas muito produtivas e com participação e interação dos alunos.
Descrição:
PEREIRA, M. L. M. O gênero fábula e o processamento da leitura e da escrita em sala de aula: uma experiência do estágio supervisionado III. 2019. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.