Resumo:
As atividades lúdicas dentro da sala de aula, no âmbito da Educação Infantil potencializam e auxiliam no desenvolvimento das crianças, nos diferentes aspectos (cognitivo, físico, psicológico, motor e social), decidimos elaborar este trabalho, que tem como objetivo refletir sobre a importância do lúdico na sala de aula, a partir das experiências do Estágio Supervisionado II, desenvolvido na Creche Municipal São José, quando se desenvolveu um projeto de intervenção intitulado “Mexe e remexe” um trabalho com músicas na educação infantil”, na tentativa de inserir atividades lúdicas e atrativas aos alunos do maternal, a partir dessa temática, que envolve e promove a interação das crianças. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, fundamentada nos estudos de Almeida (2006), Meyer (2008), Vygotsky (1991), Fortuna (2000), entre outras fontes que mostram apontam para a importância dessa temática. A experiência demonstra que o lúdico é um fator positivo na construção do conhecimento das crianças durante a infância, desenvolvendo nelas a imaginação, raciocínio, criatividade e espontaneidade na construção do sistema de representação (leitura e escrita). Para tanto, é fundamental a reflexão sobre a prática docente no dia-a-dia das instituições de ensino de Educação Infantil, a fim de modificá-la, no que se refere ao lúdico.
Descrição:
GOMES, F. N. S. O lúdico na sala de aula: o trabalho com a música na educação infantil. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.