dc.contributor.author |
Costa, Cátia Maria Oliveira da |
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dc.date.accessioned |
2019-08-20T12:36:55Z |
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dc.date.available |
2019-08-20T12:36:55Z |
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dc.date.issued |
2014-07-18 |
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dc.identifier.other |
21. ed. CDD 371.337 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20049 |
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dc.description |
COSTA, C. M. O. Brincadeiras e o desenvolvimento cognitivo. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. |
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dc.description.abstract |
Este trabalho reflete sobre a atividade lúdica na infância. Tem como objetivo geral identificar a inter-relação entre brincar e a cognição no desenvolvimento infantil por meio dos Estágios supervisionados em gestão escolar, educação infantil e Educação Fundamental. Construímos uma pesquisa participante, segundo Brennand, Medeiros e Figueiredo (2012). Utilizamos como embasamento teórico as ideias dos autores que discutem a importância do brinca no desenvolvimento infantil como Piaget (1990), Moylés (2002), Kishimoto (1994) bem como Cunha (2007) e Macedo (1995), que refletem sobre a utilização do jogo no cotidiano escolar. Como resultados, identificamos que a brincadeira é importante em todas as fases da vida do ser humano porque permite explorar os aspectos sociais, afetivos, motor e cognitivo. Por meio da atividade lúdica, a criança desenvolve autonomia e uma aprendizagem significativa. Logo, podemos considerar que a criança se desenvolve de forma satisfatória se em sua vida existir o ato de brincar. |
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dc.description.sponsorship |
Orientadora: Rosângela de Araújo Medeiros |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Ludicidade no ensino |
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dc.subject |
Educação infantil |
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dc.subject |
Desenvolvimento cognitivo da criança |
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dc.title |
Brincadeiras e o desenvolvimento cognitivo |
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dc.type |
Other |
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