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A leitura e a escrita são fundamentais para a inserção do ser humano na sociedade atual. A leitura fornece ao leitor o acesso às informações, à ampliação do vocabulário, o desenvolvimento da criticidade e o interesse na busca pelo conhecimento, ampliando visão sobre os mais diversos assuntos, além de instigar o leitor a pensar criticamente sobre a realidade. Dessa forma, a leitura pode impulsionar as relações sociais. Especialmente se for explorada por meio da literatura. Assim, o tema deste trabalho é o uso da literatura para estímulo da leitura na educação básica, tendo como objetivo principal refletir sobre a exploração da literatura infantil na escola. Utilizou-se nesta investigação as ideias de Abramovich (1997), Barbosa (1994), Freire (2003) e Machado (2002), na estruturação de uma pesquisa de campo, com análise qualitativa, a partir das atividades de estágio supervisionado em duas escolas municipais da cidade de Patos - PB. A coleta de dados ocorreu por meio da observação participante e aplicação de entrevistas com gestores e professores. Também realizou-se práticas de intervenção, envolvendo a leitura e o brincar. Esta produção monográfica, como resultado de análises teórico-práticas, explorou as vivências nas escolas-campo de estágio, permitem problematizar algumas discussões acerca do objetivo de pensar sobre a literatura infantil e o brincar. A primeira delas é que muitas são as possibilidades de inserir o livro na sala de aula. Na verdade, todos os projetos didáticos e temas podem ser explorados por meio da literatura infantil e do brincar. O trabalho com obras literárias pode estar relacionado à dramatização, a contação de história e ao reconto. Para tanto, faz-se necessário que o acervo das escolas seja amplo e que cada sala de aula também contenha seu cantinho da leitura. |
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