UEPB - Repositório Digital

Um olhar sobre os avanços e desafios da prática do professor na sala de atendimento educacional especializado

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Genilda Mendonça de Souza
dc.date.accessioned 2019-08-21T13:29:44Z
dc.date.available 2019-08-21T13:29:44Z
dc.date.issued 2019-05-27
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20069
dc.description ARAÚJO, G. M. de S. Um olhar sobre os avanços e desafios da prática do professor na sala de atendimento educacional especializado. 2019. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa aborda analisar os avanços e desafios da prática do professor (a) na Sala de Atendimento Educacional Especializado. A prática docente no AEE está envolvida em ações que exigem interação voltada à formação dialógica dos sujeitos que protagonizam a inclusão escolar. Neste sentido, buscou-se conhecer como ocorre esta prática docente como também os desafios encontrados na sua atuação no contexto de dois polos de atendimentos da Rede Municipal de Ensino de Guarabira, considerando as especificidades do aluno, da família, professores e do ambiente, com o objetivo de compreender os processos pedagógicos da prática docente da sala de recursos multifuncional, analisando os desafios e/ou alternativas de avanços desenvolvida no atendimento educacional especializado do município de Guarabira/PB através de entrevistas com três professoras diretamente envolvidas no processo, considerando os documentos normativos na implementação dessa modalidade de ensino e a história da Educação Especial. A pesquisa caracteriza-se como abordagem qualitativa e observatória e o instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário semiestruturado com 9 questões. A metodologia utilizada para análise dos dados dialogou com autores como: Siluk (2014), Ropoli (2010), Mantoan (2003) e documentos legais: decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008, a Resolução Nº 4 de 2 de outubro de 2009 e outras Leis e Decretos que tratam do assunto. As elocuções das 03 professoras foram analisadas e entrelaçadas ao estudo teórico desta pesquisa, buscando compreender a prática docente no AEE quanto ao trabalho em relação ao aluno, ao professor do ensino regular, aos familiares, bem como a observância às normas e parâmetros das Políticas Públicas da Educação Inclusiva no AEE. Os resultados indicam que a prática docente no AEE no Município de Guarabira/PB ainda está em processo crescente. Das 2 salas pesquisadas apenas uma atua há mais de 8 anos e caminhando para alcançar a proposta governamental, realizando pequenos encontros, orientações e formações de pequeno porte para professores. Mesmo assim, mostram-se com algumas questões em relação a qualificação e recursos adequados para desenvolver um bom trabalho, pois estes não se sentem preparados e amparados para receber o público alvo da Educação Especial; da mesma forma, percebe-se professores relutantes em usar técnicas e atividades diferenciadas. Estas dificuldades afetam a inclusão dos alunos com deficiência, mostrando ser um processo delicado e complexo, por vários motivos, os quais destacamos: despreparo acadêmico, preconceito, motivos políticos, inconformidades com as políticas públicas e desconhecimento das deficiências e, principalmente, dificuldade de realizar capacitações, implementada pelo governo federal, fato que não tem garantido o acesso suficiente aos professores às instituições públicas de ensino. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Aline de Fátima da Silva Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Prática de ensino pt_BR
dc.subject Assistência educacional especializada pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.title Um olhar sobre os avanços e desafios da prática do professor na sala de atendimento educacional especializado pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta